domingo, 30 de novembro de 2008

Cozinhando com Geraldo Félix


Não entendo gente que não sabe cozinhar.


Entendo gente que não gosta de cozinhar, claro. Tem gosto pra tudo. Tem gente que não gosta de mulher. Tudo é possível. Mas como não "saber" cozinhar?


Mulher que não sabe cozinhar... Será ??? Pior, todas acham isso bonito, como se fosse algum tipo de feito do qual se orgulhassem.


E eu: mas gente, não tem como não saber. Vocês pegam a receita, seguem e pronto. Duas colheres disso, uma pitada daquilo, fogo baixo, mexendo sempre, não tem mistério. É como uma formulinha. Nunca fizeram laboratório de química?E elas: ah, pra você é fácil. Você "sabe" cozinhar.Eu cozinho freqüentemente. Mas não acho que saiba cozinhar.


Na verdade, cozinhar é algo tão simples que nem se qualifica como um "saber". Seria como perguntar: você sabe se limpar sozinho?Em geral, as pessoas que não sabem/gostam de cozinhar se dividem em dois tipos:


Há os homens que acham que ir pra cozinha é algo emasculante. Dizem coisas como: na cozinha, eu só entro pra beber água, se não tiver comida pronta, peço pizza, etc.


Há as mulheres que acham que ir pra cozinha é dar prova de Amélia.

Dizem coisas como: imagina!, quem cozinhava era minha avó, eu dirijo minha empresa, vê lá se vou perder meu tempo fazendo arroz!, etc.


Um mais cheio de preconceitos que o outro. Cozinhar não é um conhecimento arcano para poucos iniciados. É daquelas habilidades básicas no dia-a-dia, como se limpar, se barbear, arrumar sua própria cama.


Como não saber fazer sua própria cama?


Como não saber cozinhar sua própria comida? Cozinhar, se bem-feito, pode chegar a ser uma forma de arte - algo que fazer a cama nunca alcançará. Mas cozinhar não precisa ser arte.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi amigo, adoro cozinhar e acho que cozinho bem. Realmente é engraçado as pessoas dizerem que não sabem, como você disse é como fazer uma aula prática de laborató rio de química. Mas cá pra nós você é o máximo na cozinha, consegue fazer dos pratos mais simples um banquete. Te adoroooooooooooo!!!!!!!!!!!!!

Andreza Galiego disse...

Olá Geraldo! Gostei do seu texto. Achei-o por acaso enquanto procurava imagens para ilustrar o meu texto sobre cozinhar. Coincidentemente também sou jornalista rs. Gostaria que desse uma olhada no meu texto para entender essa coisa de não saber cozinhar ;) http://jornalistasempauta.blogspot.com